terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Que tal receber seu jantar a partir de uma rede subterrânea de tubos?

Fonte: MSN



Pode parecer estranho, mas um grupo de ingleses de uma empresa chamada Foodtubes enxerga um futuro onde uma rede subterrânea de tubos irá entregar comida e outros produtos do produtor para o supermercado, e do supermercado para a sua casa.
A visão da empresa fica menos maluca conforme você pensa nos benefícios imediatos do processo: caminhões seriam eliminados das ruas, menos combustível seria consumido, etc...
O sistema imaginado envolve uma rede de tubos capazes de carregar latas de 1,80 m de comprimento através de bairros, cidades e até países, à velocidade de mais de 90 km/h. Os tubos seriam movidos usando motores lineares e gerenciados com um software de rotas.
poderemos ver ostras sendo coletadas na Cidade do Cabo (África do Sul) e entregues em Edimburgo (Escócia)”, disse Noel Hodson, CEO da Foodtubes em uma entrevista para o site europeu EWeek.A princípio existem planos para criar um projeto piloto no subúrbio londrino de Croydon. O custo da rede – que ligaria mercados, escolas e edifícios - seria de 625 milhões de Libras.
Ainda a favor da ideia está o fato de que já existe uma rede subterrânea na maior parte das grandes cidades que abriga canos de água, esgoto e cabos de eletricidade e TV a cabo. Isso reduziria o custo de instalação dos novos tubos. Ironicamente os primeiros investidores a demonstrar interesse na rede de tubos são duas empresas petrolíferas, justamente o ramo de negócios que tem mais a perder com a entrega de subterrânea de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário