segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

11 ferramentas bacanas que podem ajudar a fazer mais com o Twitter

Fonte: PCW

O serviço de microblogging Twitter vem ganhando popularidade muito em função da facilidade de uso. Entretanto, faltam a ele recursos que permitam aos usuários obterem informações detalhadas do que circula entre as milhares de mensagens que são postadas diariamente.
Por conta disso, complementos dos mais variados tipos (todos gratuitos) para o serviço de microblogging não param de surgir. Alguns ainda estão em versão beta; outros vêm recebendo novas funcionalidades com alguma frequência.
Selecionamos onze deles. Há ferramentas mais básicas, para quem monitorar quem deixou de seguir suas mensagens, mas também serviços web que prometem entregar relatório detalhados do comportamento dos usuários, tendências e muito mais.
Leia também:
QTwitter: Ferramenta informa quando determinado usuário deixa de seguir seus posts no Twitter e indica a mensagem que pode ter acarretado a debandada.
Twitturly: Conheça as URLs mais citadas pelos usuários do serviço de microblogging. Os endereços web são apresentados separados por idiomas, mas isso nem sempre funciona direito. Cada URL publicada tem uma página própria que mostra todos os posts que continham referências, além de estatísticas sobre a quantidade de publicações no decorrer dos dias e o potencial alcance do conteúdo.
TwInfluence: “Influência online” é um conceito que esbarra em definições nem sempre convergentes e no Twitter não é diferente. Este serviço utiliza critérios próprios indicar os perfis (ou usuários) mais influentes no serviço de microbloggind. Para isso, leva conta três diferentes medições: alcance, velocidade e capital social. A primeira se baseia no potencial de usuários atingidos pelas mensagens postadas e leva em consideração os seguidores das pessoas que seguem determinado perfil. A segunda métrica cria uma média sustentada pela quantidade de contatos diretos e indiretos que a conta atrai diretamente. Já o terceiro mede o poder de influência dos seguidores do usuário.
Migre.me: Mais especializado nos usuários brasileiros que o Twitturly, graças à adoção em massa nos últimos meses, o Migre.me é outra ótima ferramenta para vasculhar a popularidade do seu link. Além de encurtar o link que se deseja usar em uma determinada mensagem (que é limitada a 140 caracteres), o Migre.me monta rankings mostrando as URLs mais clicadas e mais republicadas nos últimos dia, semana e mês, entre outros elementos interessantes. O Migre.me também enumera os vídeos mais vistos e podcasts mais assistidos.
Métricas
Diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Quem prefere conferir o desempenho de uma conta no Twitter de forma gráfica vai gostar dos aplicativos abaixo.
TwitGraph: Obtenha, de forma rápida, informações sobre os dias que você mais publica mensagens no Twitter; usuários para quem você responde com mais freqüências; e as cinco palavras mais utilizadas em suas mensagens.
TweetStats: Esse serviço oferece informações mais aprofundadas de sua conta no Twitter. Ele mostra, por exemplo, representações gráficas de dados como a hora do dia e o dia da semana em que você mais twitta; a interface mais usada; e a quantidade de posts por mês.
TweetCloud: Quem quiser se concentrar apenas no conteúdo publicado, este serviço analisa o histórico de mensagens (tweets) e monta uma nuvem de tags, no qual os termos usados com maior frequência são destacados em tamanho maior.
TweetDeck: Aplicativo da plataforma Adobe Air ainda em versão beta que roda nos sitemas operacionais Mac, Windows e Linux. É útil para dividir as pessoas que você segue no Twitter e que estão dentro de grupos, tornando mais fácil de seguir os tweets delas em vez de fazer isso usando apenas a interface básica. A ferramenta também facilita a publicação de mensagens ao oferecer o recurso de encurtar URLs que se deseja citar.
Twellow: Uma espécie de ‘páginas amarelas’ do Twitter. Ele faz busca nas mensagens publicadas e também nas informações por palavras nas bios dos usuários.
Twitter Grader: Estes serviço classifica o alcança de suas mensagens na rede social. O cálculo é feito conforme o número e o poder de seus seguidores, frequência de atualizações, além de considerar se seu perfil está ou não completo. Também é possível ver a lista dos "nota 100" e pesquisar a classificação de qualquer usuário.
Tweettag: O Tweettag pesquisa por tags (palavras nas mensagens que são precedidas pelo símbolo “#”) do Twitter. Um recurso legal é que quando você busca uma tag mais popular, além dos resultados da busca, você ganha uma nuvem de tags relacionadas ao assunto buscado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário