domingo, 5 de dezembro de 2010

Como comprar uma TV de alta-definição

Patrick Miller, da PC World EUA
02-12-2010
 
Os preços das TVs de alta-definição nunca estiveram tão baixos quanto neste fim de ano, então você pode se sentir tentado a comprar uma delas para substituir o “tubão” na sala. Mas comprar uma HDTV não é uma simples questão de comprar a maior tela pela que você puder. Para ajudá-lo na decisão, juntamos as perguntas (e respostas) mais comuns na hora de comprar uma HDTV. Continue lendo, você pode acabar evitando um mau-negócio.
Devo comprar uma TV de LCD ou de Plasma?
Ambos os tipos tem seus prós e contras, mas o que importa mesmo é o preço. Se você quer uma TV enorme sem gastar muito, as TVs de Plasma são a melhor opção. Entretanto, elas estão caindo na preferência do consumidor e muitos fabricantes estão focando seus esforços na produção de TVs LCD com iluminação LED. Em nossa análise mais recente descobrimos que, embora as TVs de Plasma tenham uma vantagem sobre as de LCD no quesito preço e possam produzir contraste e níveis de preto superiores, elas não se saem tão bem quando o assunto é qualidade de imagem. Além disso, as TVs LCD são mais eficientes no consumo de energia, ou seja, ao longo dos anos uma TV de Plasma acaba se tornando mais cara pois consome mais.
Lembre-se que TVs de Plasma só tem uma boa relação custo/benefício em telas de 40 polegadas ou mais, portanto você pode não ter escolha de tecnologia se procura uma tela menor.
Qual tamanho de tela devo comprar?
No geral, o maior é melhor. E não só pelo fato de você poder se gabar de sua TV gigantesca para os amigos.

O principal fator que você deve levar em conta ao comprar uma nova TV (além de seu orçamento, claro) é o quão longe você vai se sentar dela. A THX, uma empresa especializada na certificação de sistemas de áudio e vídeo, recomenda que a tela ocupe 40 graus de seu campo de visão. Isto é aproximadamente 1 metro para uma tela de 35 polegadas, 1 metro e 20 centímetros para 40 polegadas, 1 metro e 50 centímetros para uma TV de 50 polegadas e 1 metro e 80 centímetros para uma TV de 60 polegadas. Mas os fabricantes e revendedores podem ter recomendações diferentes.
Eu quero ver a TV na loja antes de comprá-la. No que eu devo prestar atenção?
Não se sente à vontade em comprar pela internet? Não tem problema, sabemos que não há nada como ver a TV em pessoa na loja para facilitar a escolha. Entretanto, há vários pontos nos quais você deve ficar de olho para não cair em pegadinhas.
Os vendedores tem dezenas de meios para ajustar as TVs para que elas chamem a atenção nas prateleiras. Por exemplo, a maioria dos aparelhos vem com um “Modo Demonstração” (Demo Mode) que coloca brilho, contraste e cor no máximo para que a imagem pareça mais vívida que a dos aparelhos ao lado - mesmo que isso faça com que o filme que está passando se pareça com um desenho animado. Se puder, mude o ajuste da TV para “Modo Cinema” (Movie Mode) ou um modo certificado pela THX (se disponível) para ter uma idéia de como é a imagem sob condições mais realistas.
Diferentes TVs se saem melhor com diferentes tipos de conteúdo, então leve com você alguns exemplares dos seriados de TV, filmes e jogos que você pretende assistir em sua nova TV e teste-os nos modelos da loja. Os vídeos de demonstração exibidos nas lojas simplesmente repetem algumas cenas legais e não mostram a real capacidade do televisor de lidar com cenas em movimento ou com pouca luz. E os gamers com certeza irão querer experimentar a TV para se certificar de que não há atraso (lag) no processamento do sinal de vídeo, o que pode arruinar o desempenho em um jogo de tiro em primeira pessoa, por exemplo.
Devo comprar uma TV 3D?
Esta é uma pergunta difícil de responder. No Brasil 3D ainda é visto como uma tecnologia “premium”, e aparelhos compatíveis (que exigem óculos especiais) são muito mais caros que modelos “2D” com características similares. Portanto, 3D é algo fora de consideração para quem pensa em economizar.
Mas mesmo se você puder pagar por uma TV 3D, talvez ainda não valha a pena comprá-la por causa do custo associado. Além da TV você precisará de óculos especiais, um para cada pessoa que quiser assistir, e a maioria dos modelos de TV vem com um ou dois óculos no máximo. Se sua família é grande, terá de investir cerca de R$ 200 em cada par extra.
Você precisará de um óculos 3D para cada pessoa que quiser assistir TV. E eles são caros!
Além disso você também irá precisar de um player de Blu-Ray compatível com 3D e de filmes nesse formato para assistir. E francamente, fora filmes de animação para as crianças, não há muita coisa disponível no mercado.
Por outro lado, uma TV 3D comprada agora provavelmente não ficará obsoleta nos próximos dois anos, e as primeiras tentativas de 3D sem óculos não são boas o suficiente para que você espere por elas se realmente quiser entrar na onda do 3D. 
Pra que serve uma porta Ethernet ou adaptador Wi-Fi numa TV?
Muitas TVs de alta-definição atualmente no mercado podem se conectar à sua rede doméstica, seja via Ethernet ou Wi-Fi. E uma vez online, elas podem acessar serviços como o YouTube, Twitter, Flickr, Facebook ou Picasa, além de mostrar a previsão do tempo e as últimas notícias com um sistema de “widgets” que flutuam sobre a imagem. E TVs com o logo “DLNA Certified” podem exibir fotos, vídeo e música transmitidos a partir de um PC compatível (como seu notebook ou smartphone) ligado à mesma rede doméstica.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário