"Joguinhos" do Orkut ficam mais sofisticados e devem ganhar até 3D
Terra Nova, jogo do Orkut que tem características de jogos de estratégia
Entre os aplicativos para redes sociais, os jogos foram as grandes estrelas de 2010. Só o FarmVille, da Zynga, um dos mais populares do Facebook, tem 78 milhões de usuários únicos mensais. A Mentez é a empresa líder no Orkut - dos cinco games mais jogados na rede social do Google, três são dela.
Com mais de 22 milhões de usuários únicos mensalmente, a companhia teve um ano tão bom que já está partindo para o próximo passo: plataformas que se aproximam cada vez mais dos games desenvolvidos para consoles e se distanciam da proposta mais simples, tanto visualmente quanto conceitualmente, que sempre tiveram os jogos para redes sociais.
Essa transição precisa ser suave e considerar as características dos jogos sociais, que precisam ser mais didáticos e conduzir o jogador pelos objetivos. Rodrigo Miyabara, gerente de produto da Mentez, diz que "o maior desafio é continuar sendo simples mantendo a qualidade".
A Eletronic Arts, gigante do mundo de games, reconheceu-se incapaz de lidar bem com essa mudança. Ao menos foi esse o recado que a empresa deu ao anunciar, em novembro, a compra da Playfish, produtora líder de games sociais.
O mais recente lançamento brasileiro da Mentez, chamado Terra Nova, tem características da nova e da velha guarda de games.
Tem os elementos clássicos de recompensa dos jogos sociais, mas também exibe características de jogos de estratégia como Age of Empires e de simulação, como Spore. O próximo passo é um MMORPG (tipo de jogo RPG que pode ser usado por várias pessoas ao mesmo tempo) em 3D que rode dentro do Orkut, diz Miyabara.
– A idéia é trazer para dentro da plataforma do Orkut os jogadores mais avançados e mostrar que os social games também podem oferecer desafios a eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário