A Apple pretende implantar no iPhone e no iPad uma funcionalidade que permitirá que usuários dos gadgets possam efetuar pagamentos com poucos toques, disse Richard Doherty, diretor da consultoria Envisioneering Group. As informações são do site americano “Bloomberg”.
De acordo com Doherty, a expectativa é que a empresa utilize nas próximas gerações de seus aparelhos uma tecnologia chamada NFC (Near-Field Communication ou, em tradução livre, comunicação por campo de proximidade).
A ideia é que o dono do smartphone ou do tablet da Apple tenha uma espécie de cadastro que, a partir da tecnologia NFC, troque informações com o estabelecimento, autorizando, por exemplo, o pagamento de uma conta de restaurante sem a necessidade de filas. De acordo com o consultor, os engenheiros da Apple já estão trabalhando para concretizar o sistema ainda este ano.
Segundo Richard Crone, consultor da indústria financeira, o principal objetivo da Apple é pegar uma parte dos US$ 6,2 trilhões gastos por americanos em bens e serviços.
A implantação desse tipo de serviço poderia fazer com que a empresa e o consumidor economizassem dinheiro com taxas de cartão de crédito. Com isso, por exemplo, eles poderiam pagar por um aplicativo à vista na iTunes Store (loja online da empresa) com débito direto em conta – eliminando intermediários do processo.
Para iniciar o projeto, informa a “Bloomberg”, a Apple contratou no ano passado Benjamin Vigier, que já trabalhou com aplicações NFC . Houve também uma solicitação de patente da empresa para um sistema que usa a tecnologia para compartilhar informações entre aplicativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário