sábado, 15 de janeiro de 2011

iPhone, iPad, iMac e agora o iMove?

fonte: G1


   Divulgação
Projeção do iMove, carro da Apple
Steeve Jobs, CEO da Apple, nunca escondeu o desejo de entrar na indústria automobilística. E no que depender do jovem designer italiano Liviu Tiduran, 20 anos, o iMove teria tanto sucesso quanto os gadgets da marca da maçã. O estudante do Instituto Europeu de Design de Turim, na Itália, propôs um carro baseado nos conceitos da empresa.
Seu formato arredondado lembra um mouse, enquanto a cor prata da carroceria vem dos laptops da Apple. Em entrevista à Autoesporte, o jovem designer contou como surgiu o projeto: “No meu primeiro ano de faculdade, o professor pediu que criássemos um veículo inspirado em alguma marca que não fosse de carros, seguindo seus conceitos”.
Por admiração à Apple, Tiduran decidiu criar o iMove. Com grande área envidraçada, o carro promete ampla visibilidade e leva até três ocupantes. O painel abusa da tecnologia e traz telas sensíveis ao toque, como o iPhone e o iPad. Isso, porém, não chega a ser novidade.
  Divulgação
Mercedes-Benz SLS E-Cell
O conceito Ford Start, mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, e o conceito de superesportivo elétrico Mercedes-Benz SLS AMG E-Cell já fazem uso de sistemas semelhantes. Esqueça os botões e sinta-se mexendo em um iPad, com uma tela sensível ao toque que monitora todos os comandos do veículo.
No SLS é possível controlar o som e o ar-condicionado, além de saber quanto ainda há de carga na bateria do veículo. Mais próximo de chegar ao Brasil é a internet a bordo. Disponível na Europa em veículos como Audi A8 e BMW Série 7, o recurso deve desembarcar por aqui no próximo ano.
Nas motos, a influência da Apple vai ainda mais longe, mais precisamente no próprio painel de instrumentos. Mas, que painel? Não há qualquer mostrador nos scooters conceituais apresentados por Mini e Smart. As rivais pretendem se aventurar no mercado das duas rodas, mas só serão admitidos clientes que tiverem um smart-phone. Melhor ainda se for um iPhone 4, como sugerem as imagens de divulgação das motocicletas. É por meio do aparelho que você monitora as funções do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário