Cientistas da Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, desenvolveram um sistema de navegação por satélite capaz de identificar emoções humanas e reagir de acordo com o comportamento das pessoas. O dispositivo foi produzido pelo professor Peter Robinson, após uma profunda análise das reações de motoristas ao se perderem usando um GPS.
Além de detectar expressões faciais, o sistema de Robinson possui sensores capazes de reconhecer o tom de voz e identificar se a pessoa está ou não irritada. O protótipo analisa a informação e, em seguida, envia os dados para um robô com forma humana, que fica sentado ao lado do motorista. Quando o sistema percebe a irritação da pessoa, o robô responde com expressões simpáticas.
Em entrevista à publicação britânica Daily Mail, o professor Robinson afirmou que adora gadgets como GPS, mas que detesta o fato de eles serem tão confusos de se usar. "Acho que esses aparelhos foram desenvolvidos por sádicos", brinca o pesquisador. "Estamos desenvolvendo computadores inteligentes que podem ler a mente e entender como nos sentimos", ressalta o cientista.
A esperança do grupo de pesquisa é desenvolver um robô capaz de se comunicar com humanos. Nos testes realizados na Universidade de Cambridge, o protótipo do GPS identificou corretamente as emoções humanas em 70% das vezes em que foi submetido à experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário