sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Estátua de Steve Jobs é inaugurada na Hungria


A influência de Steve Jobs na tecnologia transcende os limites da Apple e do mercado norte-americano. A tal ponto, que a primeira estátua erguida em sua homenagem foi inaugurada nesta semana na capital da Hungria, Budapeste. O monumento é feito em bronze e fica localizado nas imediações de uma empresa de desenvolvimento de software húngara, a Graphisoft. Gabor Bojar, fundador da companhia, foi o responsável pela encomenda.
A Graphisoft e seu fundador não homenagearam Steve Jobs em um desmedido ato de idolatria gratuita. A empresa húngara colaborou com a Apple nos anos 1980 em áreas como suporte, através de um software da empresa húngara conhecido como ArchiCAD. Ainda assim, Bojar declarou à Reuters que “de certa forma, a Apple é como uma religião, e nós sentimos seu espírito todos os dias”.
Gabor Bojar ressaltou a importância desta colaboração para sua companhia. “O apoio da Apple nos deu dinheiro e computadores num tempo em que a Graphisoft era apenas uma pequena companhia”. O fundador ainda ressaltou que naquele tempo, metade dos anos 1980, a Hungria era um país comunista e o desenvolvimento tecnológico de livre iniciativa sobre a influência do estado era bastante difícil em virtude da falta de recursos financeiros e da pouca liberdade do modelo soviético.
A estátua mostra Steve Jobs numa posição que lembra suas apresentações de novos produtos – ou, para alguns, na verdade a pose lembra um gesto de despedida. Em todo caso, a obra e o verdadeiro sentido dela foram criados pelo escultor húngaro Erno Toth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário