Na era em que a informação vale dinheiro, ataques de hackers a computadores em busca desses dados não são raridade. Para proteger tantos arquivos importantes, há diversos softwares na rede que realizam a tarefa com eficiência. De antivírus a monitoradores de máquinas, o UOL Tecnologia listou dez programas que ajudam na hora de manter em segurança seu conteúdo digital. Confira a seleção.
Banco, redes sociais, logins no computador e cartões. Todos eles precisam de senhas, e nem sempre é fácil guardar tudo. O Roadkil’s Password Store cria de forma segura uma lista de senhas para você não esquecer mais nada. Gratuito.
Quando você sai, o computador fica desprotegido. Com esse software, nem tanto. O TI Monitor Home monitora tudo que está acontecendo no PC que for instalado, inclusive as teclas que forem digitadas. Ideal para empresas ou desktops caseiros. Gratuito para teste.
O Neo SafeKey é um software que cria um teclado virtual, para ser utilizado na hora de digitar senhas. O objetivo é evitar que as senhas sejam no copiadas no momento da digitação. Gratuito.
Antivírus da Microsoft, tanto para uso pessoal como para empresas de até dez computadores. O software protege o computador de agentes maliciosos, como spywares, trojans e rootkits. A interface simples não confunde o usuário. Gratuito.
Se a preocupação é proteger pastas e arquivos de modo que eles não sejam vistos ou alterados, o Easy File Locker é uma boa pedida. O programa impede a remoção ou torna os arquivos invisíveis. Gratuito.
Um dos principais antivírus gratuitos do mercado. Inclui ferramentas de varredura de sistema agendada, verifica o sistema durante a inicialização do Windows. Também monitora e-mails e a internet. Gratuito.
Depois de usar um computador, alguns dados do usuário ficam registrados, como logins de e-mail e sites acessados. Esse programa atua na eliminação desses rastros, apagando as informações deixadas. Uma boa pedida para quem utiliza computadores públicos ou compartilhados. Gratuito.
Nem sempre os vírus chegam pela internet. Outras formas de acessos desses bytes mal intencionados são as entradas USB e de CDs. O Antirun atua inspecionando pendrives e CDS, impedindo que as pragas virtuais se espalhem automaticamente. Gratuito.
Quando o computador entra na internet, ele possui um endereço, chamado de IP. Esse endereço é utilizado pelos hackers na hora de uma invasão ou para envio de vírus. O RiccoVPN é capaz de camuflar essas informações para navegação mais segura. Gratuito.
O Cam Wizard transforma seu computador em uma câmera de segurança. Basta possuir uma webcam, que o software ativa a gravação, detectando rapidamente os movimentos em frente a ela. Outra opção é configurá-lo para envio automático por e-mail das imagens. Gratuito para teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário