A ideia de um site de divulgação de serviços com avaliação dos usuários foi recusada quando Juliano Martinez a apresentou como pré-projeto de conclusão da faculdade de marketing em 2005. Mas foi recebida de braços abertos pelo Buscapé — um dos maiores exemplos de sucesso em startups no Brasil. Em 2011, o grupo colocou R$ 300 mil no Recomind (www.recomind.net), site que Juliano criou de maneira independente, e ficou com 30% das ações da empreitada.
A página reproduz na web o bom e velho boca a boca entre amigos e vizinhos na indicação de mais de 220 tipos de serviços. Os usuários podem recomendar e procurar por eletricistas, faxineiras, médicos, babás, veterinários, designers, programadores e até afinadores de piano — sim, esse já foi um dos termos de busca bem-sucedida na página. Todos são sugeridos pelos usuários, e as informações formam um banco de dados — também disponível em um aplicativo para iPhone e Android e na página da empresa no Facebook.
A pessoa que precise, por exemplo, de um adestrador de cães no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, pode encontrar profissionais já recomendados em sua região. Ou postar um pedido e esperar a indicação. Também é possível dar nota aos profissionais nos quesitos preço, qualidade e comprometimento.
Depois da recusa inicial do projeto, Juliano seguiu carreira em uma multinacional. Mas em 2010, retomou a ideia depois de uma conversa com um vizinho de escritório. “Após noites viradas, criamos nosso primeiro produto: um app de Facebook que se chamava Resolva.me”, diz o empresário. Era simples: a pessoa postava o profissional de que precisava e a cidade, e o pedido ia para sua timeline à espera de respostas.
No ano seguinte, a iniciativa ficou entre as nove finalistas dos 900 projetos apresentados no programa “Sua Ideia Vale 1 Milhão”, do grupo Buscapé. Foi por orientação do novo sócio que o Resolva.me virou Recomind. Hoje, só no Facebook, o programa atinge 2,1 milhões de pessoas. Quanto mais gente usar, mais fácil se tornará achar um cabeleireiro ou dentista de confiança
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