domingo, 5 de maio de 2013

Gorjetas via cartão de crédito

Editora Globo

Quando a maior parte das pessoas ainda usava dinheiro em espécie para fazer suas compras, era comum deixar as moedinhas como uma 'gorjeta' para os atendentes dos estabelecimentos. Quem não lembra daquelas latinhas de leite encapadas com um buraco de 'cofrinho' em sua superfície.
Mas, quando os cartões de crédito e débito passaram a dominar a cena, esse hábito foi morrendo - assim como a graninha extra para os funcionários. Agora, uma nova invenção permite que você deixe um trocado através de seu cartão de crédito.
Chamada de DipJar, a máquina permite que o cliente passe rapidamente o cartão e deixe um trocado como gorjeta - no protótipo, cada passada de cartão equivale a um dólar. A quantia deixada na DipJar não tem nada a ver com o total pago na conta normal, o que elimina a necessidade de qualquer cálculo matemático. E o design da máquina até lembra o das saudosas latinhas.
De acordo com um dos criadores do aparelho, Ryder Kessler, o conceito vem da ideia de que as pessoas costumam deixar gorjetas quando não há a necessidade de fazer cálculos. Na época em que os cartões não estavam em alta, o troco em moedas ficava nas caixinhas. Agora, quem quer deixar gorjeta precisa somar a quantia na conta final do serviço.
E para acabar com injustiças na distribuição da quantia final de gorjetas entre os funcionários, a máquina já calcula quanto cada um irá receber no final do mês igualmente.
Por enquanto, a DipJar está sendo testada em seis cafés em Nova York, além de duas instituições de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário