domingo, 19 de janeiro de 2014

Como conectar seu computador a TV sem um cabo HDMI


Conectores VGA são os mais comuns nas placas de vídeo atuais (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)

Hoje em dia, graças a quantidade imensa de conteúdo disponível para ser assistido nos computadores, de filmes à series de TV, e de serviços como o Netflix até o YouTube, muita gente tem vontade de usar a televisão como um monitor. O grande problema aparece na hora de conectar desktops ou notebooks que não trazem conexão HDMI. Pensando nisso, o TechTudo criou um pequeno guia sobre como proceder nessas situações.
Atualmente, a maioria das placas de vídeo possui pelo menos dois tipos de conectores, o mais tradicional, chamado VGA (Video Graphics Array) tem sido deixado de lado para o mais recente DVI (Digital Video Interface), de maior qualidade e com capacidade de transmitir sinais de alta definição
Os conectores VGA funcionam apenas em televisores HD, e você não deve se preocupar em comprar um cabo deste tipo se a sua TV for mais antiga. No mercado atual praticamente todos os aparelhos modernos possuem estas entradas. Conecte a saída VGA do seu computador com a entrada VGA do painel traseiro da televisão e mude no seu controle a entrada (Input) da sua TV para “VGA” ou “Computador”.
As TVs atuais contam com uma variedade de tipos de conexão de vídeo (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)
Alguns computadores e notebooks precisam que você aperte F4 para que a imagem seja efetivamente transmitida pelo seu televisor. Se mesmo assim você ainda não conseguir o resultado desejado, aperte Fn+F4 algumas vezes até que o conteúdo do seu PC apareça na tela.
A única dificuldade é que, assim como um cabo S-Video, entradas VGA são responsáveis apenas pela transmissão de imagens, isto é, não transmitem sons que devem se valer de um cabo a parte. Normalmente, os televisores modernos possuem esta entrada, descrita como “PC Audio”, que possui o mesmo formato e tamanho de conectores como a caixa de som e até mesmo dos headphones.
Além das conexões VGA para as imagens, cabos de áudio são necesários pra reprodução de sons  (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)
Se você possui um televisor antigo que não tem nenhuma entrada compatível com as saídas de vídeo do seu PC, as coisas ficam mais problemáticas. Infelizmente, os adaptadores funcionais que transformam cabos VGA em RCA ou formatos compatíveis costumam ser bem caros e difíceis de se encontrar por aqui. Provavelmente será necessário encomendar pela Internet um destes adaptadores.
Para televisores antigos, é preciso comprar um adaptador para conexões VGA (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)
Uma segunda alternativa é comprar uma placa de vídeo que tenha as saídas que você procura. No caso da conexão com televisores antigos, surge um outro problema, já que placas com este tipo de conexão disponível também serão bem antigas e por isso menos úteis no seu computador.
Adaptador de cabo de áudio para RCA (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)
O problema do áudio é mais simples de resolver. Existem dezenas de adaptadores simples para esta entrada, como o adaptador PC Audio/RCA, e nada impede você usar as próprias caixas de som do PC para ouvir o conteúdo transmitido.
Cabo Óptico para Áudio Digital (Foto: Reprodução/Felipe Velloso)
Há uma outra opção também, o Cabo Óptico para áudio Digital. Além de permitir a passagem dos sinais Dolby Digital 2.0 e 5.1 ele diminui o aparecimento de ruído de baixa frequência. Normalmente utilizado para se ligar a TV aos home theaters ou aos consoles também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário