domingo, 19 de janeiro de 2014

Como fazer upgrade da memória RAM?


Essa máquina possui quatro slots de memória RAM, sendo que dois estão preenchidos

Se você sente a necessidade de aumentar a velocidade do computador, uma boa pedida é aumentar a quantidade de memória RAM da máquina. Nesse tutorial você confere o que é preciso conhecer para instalar os novos "pentes de memórias" no PC e outras dicas para manter a limpeza e o perfeito funcionamento.
Meu computador suporta mais memória?
Antes de comprar a memória e tentar instalá-la, é necessário saber se o seu sistema operacional suporta mais RAM. O limite máximo de memória para um sistema de 32 bits é, em geral, de 3GB. Ou seja, se você tiver dois pentes de 2GB cada um e seu Windows for 32 bits, ele só irá reconhecer 3 GB. Já para os sistemas com 64 bits, o limite de RAM depende da versão do sistema operacional, mas os números normalmente variam de 8GB, como no Windows 7 Home Basic, até 192 GB, o limite máximo de memória para o Windows 7 Ultimate.
Com isso em mente, deve-se verificar então se o processador suporta mais memória. Primeiro você deve conferir quantos slots seu computador possui. Eles se encontram na placa mãe e são bem visíveis.
Se você possui slots livres para adicionar memórias, é hora de descobrir qual tipo de RAM seu processador aceita, caso contrário ela não será reconhecida. As opções hoje em dia são: DDR, DDR2 e DDR3.
Você tem duas maneiras de obter essa informação. A primeira é abrir o gabinete e olhar o tipo de memória instalada no pente. O segundo, e mais prático, é baixar programas que forneçam informações de hardware do seu computador, como o Speccy ou o Everest.

Hora de comprar o pente
Sabendo qual tipo de memória seu processador lê, é hora de comprar pentes novos, e o mais aconselhável é instalar sempre modelos iguais na máquina. Ou seja, se for comprar um pente adicional, procure um idêntico ao já instalado em seu computador.
A razão disso é que, com dois pentes idênticos, é possível usufruir do recurso conhecido como Dual Channel, que aumenta bastante o desempenho da máquina. Lembre-se também de que sua placa mãe deve suportar o recurso, e para isso basta consultar o manual de seu PC para conhecer adequadamente as especificações dele.
Instalação
Passo 1: Já comprada a quantidade de RAM, respeitando-se a compatibilidade da mesma com o sistema operacional e a placa mãe, é hora de instalar a memória. Para isso, desligue seu computador, remova o cabo de fonte e abra a tampa de sua torre para a instalação. No chip de sua placa-mãe, localize os slots da memória RAM.
Passo 2: Em cada slot, é possível ver duas alavancas, uma em cada lado. Para inserir o pente de memória (ou removê-lo), é necessário pressionar essas duas alavancas suavemente, e então encaixar ou retirar o referido pente da RAM. Lembre-se de realizar o encaixe do lado certo. Além disso, confira se as alavancas se concetaram corretamente ao slot da memória, fazendo um barulho de estalo.
As alavancas servem para fixar o pente de memória RAM no slot (Foto: Reprodução/Wikihow)
Feito isso, feche a torre, reconecte o cabo de força e ligue seu computador para conferir se a nova memória foi reconhecida. Há diversas maneiras de verificar isso, sendo uma das mais básicas clicar com o botão direito em Meu Computador e selecionar o campo "Propriedades".
Em Propriedades, no Meu Computador, é possível conferir a quantidade de memória RAM.
Outra maneira bem simples é abrir o Gerenciador de Tarefas (Control + Alt + Del ) e acessar a aba "Desempenho". A quantidade de memória RAM é mostrada no campo "Memória Física", como na figura abaixo.
Também é possível conferir a quantidade de memória RAM no Gerenciador de Tarefas (
Caso o valor mostrado esteja diferente dos pentes de sua máquina, alguma memória pode não ter sido reconhecida. Para isso, abra o computador, remova a memória e insira ela novamente, garantindo que as alavancas se encaixem perfeitamente no slot.


Nenhum comentário:

Postar um comentário